O combatente natural contra a cárie dentária

A fluoretação da água comunitária é um meio eficaz e de baixo custo para se alcançar a exposição ao flúor necessária para ajudar na prevenção da cárie dentária. Estudos mostram que a fluoretação da água ainda é eficaz para uma redução da cárie dentária em torno de 20 a 40 por cento.

O flúor é um mineral que pode ocorrer naturalmente nas fontes de água potável – oceanos, lagos, rios e água do subsolo. Pesquisas abrangentes mostraram que níveis ótimos de flúor não apenas reduzem as cáries dentárias em crianças e adultos, mas também ajudam a reparar cáries em estágios iniciais.

Importantes organizações de saúde, incluindo a American Dental Association (ADA), os Centros Norte-Americanos de Controle e Prevenção de Doenças e a American Academy of Pediatric Dentistry, apóiam a fluoretação da água comunitária com base no peso consistente das evidências científicas, que continuam a corroborar sua segurança e eficácia. A fluoretação da água ajuda a prevenir as cáries dentárias em crianças e adultos.

O nível ótimo de flúor na água de beber é de 0,7 a 1,2 partes por milhão. O flúor que ocorre naturalmente pode estar abaixo ou acima desses níveis em algumas fontes de água.

Se a água que você bebe vem de uma fonte de abastecimento pública ou comunitária, contate o departamento de água local para determinar o nível de flúor. Você também pode checar com a secretaria de saúde de sua cidade ou estado.

Dois sites (conteúdo em inglês) também fornecem informações para muitas comunidades:

  • O site da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, "Consumer Confidence Reports" destaca relatórios anuais de qualidade da água (www.epa.gov);
  • O site de fluoretação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, "My Water's Fluoride".

Se a água que você bebe vem de um poço particular, um laboratório certificado pode testar amostras e fornecer dados. Contate a secretaria de saúde de sua cidade ou estado para informações sobre laboratórios que prestam esse serviço.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir a cárie

As bactérias que vivem dentro da sua boca podem inclusive causar cárie, caso você não pratique bons hábitos de saúde bucal . Use uma de nossos cremes dentais com flúor para prevenir a cárie.