Vitamina C da dieta pode proteger contra câncer bucal

Homens que comem regularmente laranjas ou outros alimentos ricos em vitamina C, preferíveis à ingestão de suplementos de vitamina C, podem estar reduzindo o risco de desenvolver pré-câncer bucal, de acordo com os pesquisadores de Massachusetts.

Pesquisadores avaliaram dados fornecidos por 42.340 homens cadastrados no Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde, observando a ocorrência de lesões bucais pré-malignas, uso de suplementos nutricionais e a própria dieta relatados em intervalos de dois a quatro anos entre 1986 e 2002.

Os participantes com as maiores ingestões nutricionais de vitamina C tinham 50% de redução no risco de desenvolver pré-câncer bucal em comparação com os que tinham baixa ingestão. Nenhuma redução de risco foi observada em participantes que usavam suplementos de vitamina C.

Os pesquisadores teorizam que algum componente em alimentos ricos em vitamina C, ou uma interação entre eles, pode oferecer proteção contra o pré-câncer bucal e estimulam uma dieta que inclua alimentos ricos em vitamina C e uma variedade de nutrientes.

Os cientistas também examinaram a ingestão de vitamina E, vitamina A e carotenóides e não encontraram nenhuma evidência da relação entre pré-câncer bucal e beta-caroteno, licopeno ou luteína/zeaxantina.

Homens que fumavam e usavam suplementos de vitamina E e/ou suplementos de beta-caroteno apresentaram um aumento do risco para pré-câncer bucal. Os pesquisadores dizem que o aumento do risco para fumantes que ingerem suplementos de vitamina E ou beta-caroteno deveria ser estudado posteriormente.

Cerca de 29.000 pessoas tem diagnóstico de câncer da cavidade bucal ou orofaringe nos Estados Unidos a cada ano. Para maiores informações sobre detecção de câncer bucal, diagnóstico e tratamento, visite o site do National Cancer Institute no www.cancer.gov (em inglês).

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.