Abril é o mês da conscientização do câncer bucal

Abril é o mês da conscientização do câncer bucal e as pesquisas de câncer bucal são parte da rotina dos exames odontológicos. Durante um exame, seu dentista examinará cuidadosamente a parte interna da sua boca e a língua. O que começa como uma pequena mancha branca ou vermelha ou uma ferida pode ser o sinal de algo mais sério. Embora a maioria das manchas ou feridas seja inofensiva, as prejudiciais frequentemente têm aspecto idêntico.

Os cânceres bucais que são detectados no início oferecem melhores chances de tratamento bem-sucedido – o que torna as pesquisas de câncer bucal mais uma razão para você visitar seu dentista regularmente.

Em 2010, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, 36.540 pessoas foram diagnosticadas com câncer bucal. Os números do INC também projetaram que 7.880 pessoas morreriam de câncer bucal (embora não necessariamente aqueles diagnosticados no mesmo ano). A taxa de sobrevida de cinco anos para os que são diagnosticados precocemente é de 75%, comparada à taxa de sobrevida de 20% para aqueles em que o câncer se espalhou, relata o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial. De que maneira você pode reduzir seu risco de câncer bucal?

Como parte de sua rotina diária de higiene bucal, preste atenção nas alterações dos tecidos moles da boca, especialmente feridas que não cicatrizam no prazo de duas semanas.

Evite todos os produtos derivados do tabaco.

Evite o uso abusivo de álcool (calcula-se que a combinação do uso de tabaco e alto uso de álcool cause a maioria dos cânceres bucais diagnosticados nos Estados Unidos).

Evite a exposição ao sol, que pode aumentar o risco de câncer labial.

Visite seu dentista para pesquisas regulares de câncer bucal, pois isso pode salvar a sua vida.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.