Cinco razões surpreendentes para o mau hálito em crianças

Fazer com que seus filhos escovem os dentes antes de dormir ajuda-os a aprender sobre as boas práticas de higiene bucal. E enquanto escovar os dentes três vezes por dia é bom para o desenvolvimento de dentes, é também o suficiente para remover o mau hálito. O mau hálito nem sempre é exclusivamente uma questão de saúde bucal, pode haver outras causas que precisam de soluções diferentes. Enumeramos cinco causas surpreendentes do mau hálito em crianças e como tratá-los.

Sinusite

Seus filhos têm reclamado de dor de garganta ou nariz entupido ultimamente? Pode ser sinusite. Problemas de sinusite acumulam fluidos nas vias nasais e bucais, fazendo com que a garganta de seu filho seja o lugar perfeito para o acúmulo de bactérias. O resultado? Mau hálito que não pode ser curado com escovação e enxaguante bucal. Se você suspeitar de sinusite (dor de garganta grave, ardência nas vias nasais e secreção nasal), marque uma consulta médica e certifique-se de que seja receitado um antibiótico.

Objetos estranhos

Pode não ser o seu primeiro pensamento, mas o mau hálito de seu filho pode ser o resultado de algo retido em suas vias nasais. As crianças são curiosas e suas narinas são do tamanho exato para inserir objetos como contas, feijões, acessórios de brinquedos e alimentos. Alguns pediatras explicam que quando objetos se alojam nas vias nasais de uma criança, pode gerar mal cheiro. Se você suspeitar de que isto esteja causando o mau hálito do seu filho, você vai precisar de um médico para verificar as vias nasais do seu filho e remover o objeto.

Amígdalite

Utilize uma lanterna e dê uma olhada na boca do seu filho: como estão as amígdalas? Amígdalas saudáveis devem ser rosadas e sem manchas, mas quando tem alguma infecção, podem ficar vermelhas, inflamadas, e até mesmo ter manchas brancas e um cheiro desagradável. As bactérias se acumulam nas amígdalas ,podendo assim causar mau hálito. Se as amígdalas do seu filho estiverem inchadas ou vermelhas, o pediatra deverá examiná-las e prescrever um antibiótico para ajudar a cuidar do problema.

Boca seca (xerostomia)

As crianças são muito ativas e, com toda a correria, pode ser difícil lembrar-se da necessidade de hidratação. O mau hálito em crianças que praticam esportes é normalmente causado por falta de hidratação. Se a criança não bebe água suficiente, a boca produzirá menos saliva para lavar as bactérias causadoras do mau cheiro. Pode não parecer, mas a falta de saliva também pode causar cárie e cavidades nos dentes; vale a pena o cuidado extra para garantir que as crianças bebam água.

Questões bucais: cárie dentária e doença da gengiva

Mesmo os melhores hábitos de escovação e higiene bucal não são suficientes para se livrar do mau hálito. Quer se trate de cárie, gengivite ou até mesmo lesões bucais, todas essas condições bucais podem secretar mau cheiro. Cremes dentais específicos para crianças como a linha infantil de cremes dentais® Colgate® ajudam a evitar que os problemas se espalhem, mas a escovação não pode curar uma cárie. Se seu filho tem cárie, marque uma consulta com o dentista.

Não cometa o erro de pensar que o mau hálito é o resultado do fato de seus filhos pularem a parte mais importante de sua rotina na hora de dormir. Mesmo com a escovação regular, outros tipos de mau hálito podem se tornar um pesadelo. Pesquise, foque na causa do problema e aja de forma adequada.

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?