Faça de seu dentista a primeira parada para tratar o mau hálito

Quer você use o termo mau hálito ou halitose, trata-se de um problema desagradável que é causa de constrangimento. Se você está preocupado com seu mau hálito, consulte seu dentista. Ele pode ajudar a identificar a causa e, se for o caso de um problema bucal, desenvolver um plano de tratamento para ajudar a eliminá-lo.

Os dentistas aprendem na faculdade de odontologia as causas bucais do mau hálito. Check-ups regulares permitem que seu dentista detecte problemas como doença periodontal, boca seca ou outros distúrbios que possam ser a causa do mau hálito. A manutenção de uma boa higiene bucal, a eliminação de doença periodontal e o agendamento de profilaxias profissionais regulares são essenciais para reduzir o mau hálito.

Se seu dentista determinar que sua boca está saudável e o odor não é de origem bucal, você poderá ser encaminhado para o médico da família ou um especialista para determinar a causa do odor e o tratamento. Obviamente, se o odor for de origem bucal, como é na maioria das vezes, seu dentista poderá tratar a causa do problema.

Se o odor for devido a doença periodontal, seu dentista poderá tratar a doença ou encaminhá-lo para um periodontista, um especialista no tratamento dos tecidos gengivais. A doença periodontal pode fazer com que os tecidos gengivais se afastem dos dentes e formem bolsas. Quando essas bolsas são profundas, apenas uma profilaxia profissional feita por periodontista pode remover as bactérias e a placa acumuladas. Às vezes, um tratamento mais extensivo pode ser necessário.

Se você possuir ampla formação de placa bacteriana ou biofilme dentário, uma camada invisível de bactérias, seu dentista poderá recomendar o uso de um creme dental ou enxaguatório bucal antimicrobiano específico. Os enxaguatórios bucais e cremes dentais antissépticos e antibacterianos podem ser benéficos na redução da placa bacteriana ou biofilme dentário e da gengivite e também têm propriedades que refrescam o hálito. Em vez de simplesmente mascarar o odor, alguns desses produtos têm demonstrado também matar os germes que causam o mau hálito.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?