Hábitos Alimentares que Podem Prejudicar os Dentes

Alguns hábitos alimentares podem destruir sem dó seu corpo e seus dentes. Por exemplo, petiscar o dia inteiro pode aumentar o risco de cárie dentária. Tomar refrigerantes aos golinhos e beliscar lanchinhos aumentam a taxa de ataques ácidos nocivos ao esmalte dentário. Repetidos ataques de comilança — comer contínua ou compulsivamente — podem fazer o mesmo.

A bulimia nervosa é um distúrbio alimentar que não apenas prejudica a saúde geral, mas também é particularmente destrutivo para os dentes. Esse distúrbio envolve comer compulsivamente seguido por “purgação” — vômito auto-induzido, jejum e uso de laxantes, diuréticos ou pílulas para emagrecer.

Os comedores compulsivos consomem uma grande quantidade de alimentos muito rapidamente. Embora isso possa temporariamente acalmar a fome, a raiva, a tristeza ou outros sentimentos, comer compulsivamente pode criar dor de estômago e ansiedade em relação ao ganho de peso.

O sistema digestório contém ácidos fortes que quebram os alimentos. Quando o vômito é usado para expurgar os alimentos do corpo, esses ácidos atacam o esmalte dental. Vômitos repetidos podem provocar erosão grave do esmalte dental. Com o tempo, dentes expostos aos ácidos estomacais podem se tornar desgastados e transparentes. A boca, a garganta e as glândulas salivares podem se tornar inflamadas e sensíveis. A anorexia nervosa é outro distúrbio alimentar sério prejudicial à saúde geral e aos dentes. Caracteriza-se por um medo intenso de ganhar peso, um desejo de se tornar cada vez mais magro e uma incapacidade de manter um peso minimamente normal para a altura e idade.

Pessoas que sofrem de bulimia ou anorexia não recebem minerais, vitaminas, proteínas e outros nutrientes necessários em quantidade adequada para uma boa saúde. Esse tipo de “dieta” representa um ônus para o corpo inteiro, roubando o combustível de que o corpo necessita e causando potenciais lesões aos dentes, músculos e órgãos vitais.

Para manter seu sorriso saudável, limite os petiscos e faça refeições nutritivas e bem balanceadas que incluam alimentos dos cinco principais grupos:

  • Pães, cereais ou outros grãos
  • Frutas
  • Vegetais
  • Carne, peixe, aves ou outras fontes de proteínas
  • Leite, iogurte ou queijo
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