Orientação feita por estudantes de odontologia auxilia pacientes a parar de fumar

Estudantes da Universidade Estadual de Nova York, na Buffalo´s School of Dental Medicine, estão usando um novo método para ajudar os pacientes a parar de fumar.

Ao invés de submetê-los a um “programa” com suporte e conselhos, estudantes do terceiro e quarto ano de odontologia estão usando uma orientação sem julgamentos sobre o tabaco para motivar os pacientes fumantes a parar.

“Esses esforços se basearam em nosso objetivo de tornar o tratamento dentário um benefício positivo em longo prazo para os nossos pacientes, apontando todos os fatores de risco associados com patologias bucais”, disse o Prof. Dr. Othman Shibly, professor assistente de periodontia e endodontia da Universidade de Buffalo, que desenvolveu o programa. “Pesquisas mostraram que não há nada comparável ao fumo para causar prejuízos à saúde bucal”.

De acordo com o Prof. Dr. Shibly, 51% dos 89 pacientes que aceitaram e receberam orientação dos estudantes-dentistas concordaram em parar imediatamente. Vinte e nove pacientes, ou 32 %, permaneciam sem fumar após seis meses.

Para conduzir a pesquisa, os estudantes-dentistas passaram por um treinamento de oito horas sobre os efeitos do tabaco e sobre como fazer uma avaliação e orientação personalizada e sem julgamento do uso do tabaco. Um método que eles utilizaram foi aderir ao consagrado protocolo (5 As):

  • Pergunte ao paciente sobre os hábitos de fumar, tipo de fumo usado e freqüência.
  • Oriente os pacientes sobre os efeitos do fumo na saúde bucal.
  • Avalie os pacientes para determinar seu interesse em parar numa escala de 1-10 (sendo 10 o mais interessado).
  • Auxilie os pacientes que querem parar oferecendo adesivos de nicotina e sugestões sobre como evitar a tentação de fumar, como jogando fora os cigarros e retirando os cinzeiros.
  • Mantenha contato com os pacientes para saber como eles estão se saindo.

Segundo o Prof. Dr. Shibly os estudantes se mostram receptivos em desenvolver o novo protocolo, e a maioria dos pacientes são bastante gratos.

Para maiores informações sobre os efeitos do uso do tabaco na saúde bucal e formas de como parar de fumar, visite o site da American Dental Association: www.ada.org/public/topics/smoking tobacco.asp (em inglês).

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.