Presentes de higiene bucal podem ajudar a manter os sorrisos nas festas de fim de ano

Conforme o fim de ano se aproxima, você pode procurar um presente para um filho, professor, amigo ou membro da família. Por que não dar algo que os ajude a manter os dentes e a gengiva saudáveis no ano que vem chegando?

Por exemplo, considere dar a um filho um baldinho cheio de escovas dentais de tamanho especial para crianças e tubos de creme dental infantil. Uma toalha com personagens de desenho animado e pequenos sabonetes o estimularão a ir até o banheiro todas as noites para cuidar dos dentes quando for se lavar.

Adultos, especialmente aqueles que gostam de viajar, farão bom uso de uma bolsa-presente recheada com tubos de creme dental em tamanho para viagem, escovas dentais adicionais e fio dental.

Você pode induzir um adolescente a escovar melhor os dentes no ano que se aproxima com uma escova dental elétrica e algumas pastilhas evidenciadoras de placa. As pastilhas evidenciadoras de placa podem ser vendidas sem prescrição, são usadas após a escovação e o uso do fio dental. Elas produzem um efeito corante revelador da placa, finos filmes de bactérias que se formam constantemente sobre os dentes e as gengivas.

A placa que não é removida regularmente pode endurecer e se transformar em depósitos ásperos e porosos que são chamados de cálculos dentais, ou como popularmente é conhecido tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido quando os dentes forem raspados, alisados e polidos no consultório dentário. A coloração vermelha da pastilha evidenciadora, é facilmente removida com a escovação, é geralmente produzida por corantes alimentares inofensivos e indica onde a placa não foi removida completamente. Eis aqui algumas outras opções de presentes a se considerar:

  • Cremes dentais: O creme dental está disponível em embalagens com válvula pump e tubos e na forma de gel ou creme. Você pode comprar creme dental com ingredientes especiais para controle de placa; gengivite; tártaro; sensibilidade, ou ainda, para branquear os dentes.
  • Escovas dentais: As escovas dentais manuais devem ser substituídas a cada três ou quatro meses, ou antes, disso se as cerdas se tornarem deformadas ou fora de seu alinhamento.
  • Fio ou Fita dental: O fio ou a fita dental ajudam a remover a placa e os resíduos que se acumulam entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Tanto os fios ou fitas encerados quanto os não encerados são eficazes.
  • Dispositivos de limpeza interdental: Esses produtos incluem escovas interdentais ou escovas unitufo que são usadas entre os dentes ou ao redor deles. Pessoas com dificuldades na manipulação do fio ou da fita dental podem complementar sua higienização interdental usando esses meios auxiliares.
© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Indeciso com as diversas opções no supermercado?

Escolha o creme dental que atenda suas necessidades. Pode ser o de branqueamento, de sensibilidade ou de proteção da gengiva. Confira nossas ofertas!