Como limitar os efeitos do açúcar nos dentes

Biscoitos, bolos, doces e refrigerantes - onde quer que vá, há guloseimas tentadoras para você e seus filhos. Os efeitos do açúcar nos dentes podem não serem notados imediatamente, mas muito açúcar provoca cárie se você não tomar conta disso. Entenda como o açúcar pode afetar a saúde dental da sua família e o que pode ser feito para prevenir.

Ataques ácidos

Quando você come ou bebe alimentos açucarados - refinados, processados ou em forma de carboidratos - você está alimentando as bactérias da boca, que digerem os alimentos que você come e se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária. Esses ácidos começam a agir sobre os seus dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão. Portanto, quanto mais alimentos açucarados você ingere durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.

Escolhas alimentares sensatas

O que você pode fazer para proteger sua família desses ataques ácidos? Eliminar açúcares completamente da dieta da sua família não é uma realidade, pois a maioria de seus alimentos contém alguma forma de açúcar ou amido. No entanto, você ainda pode controlar a quantidade de açúcar que você e sua família consomem e reduzir o tempo que seus dentes ficam expostos aos ácidos bacterianos. Considere os seguintes ajustes na dieta:

  • Consuma uma dieta nutritiva e equilibrada de grãos, frutas, legumes, proteínas e laticínios com baixo teor de gordura.
  • Verifique nos rótulos dos alimentos se há açúcares "escondidos".
  • Limite a frequencia dos lanches entre as refeições.
  • Evite alimentos açucarados pegajosos, que ficam na boca por um longo tempo.
  • Ofereça lanches saudáveis, como queijo, frutas, iogurte, manteiga de amendoim, leite com chocolate e pastilhas sem açúcar.
  • Guarde as guloseimas açucaradas para o final de uma refeição ou para antes de uma sessão de escovação dos dentes em vez de ingeri-las durante todo o dia.
  • Substitua os sucos de fruta e os refrigerantes ricos em açúcar por água.

Uma boa higiene bucal é uma boa defesa

Escovar bem os dentes depois de comer elimina os alimentos açucarados e as bactérias existentes. Usar o fio dental uma vez por dia elimina os alimentos alojados entre os dentes - local privilegiado para as bactérias se esconderem. Para aqueles momentos em que você não está em casa para remover esses resíduos de alimentos, utilize as, escovas de dente portáteis, como a escova Colgate® Portable que pode ser levada para o trabalho ou colocada na lancheira do seu filho. Faça com que sua família use creme dental com flúor como uma defesa adicional para fortalecer os dentes, tornando-os mais resistentes a ácidos prejudiciais no futuro.

Cuidados preventivos e Detecção Precoce

Agende consultas regulares e limpeza com um dentista para toda a sua família; Dessa forma, quaisquer sinais de desmineralização do dente podem ser descobertos e cuidados logo no início. Alguns dentistas podem recomendar colocar selantes nos primeiros molares permanentes das crianças assim que eles aparecerem na boca. Essa camada fina atua como uma barreira sobre a superfície de mastigação do dente, e protege-a dos ácidos causadores da cárie. Outras medidas preventivas para crianças incluem tratamento com flúor e vernizes.