Chicletes que fazem bem aos dentes: bom demais para ser verdade?

É difícil nos dias de hoje passar por um caixa numa loja de conveniência, farmácia ou hortifruti sem se deparar com prateleiras cheias de chicletes. Você pode pensar que, como a maioria dos doces, os chicletes só causam danos aos seus dentes, mas a verdade surpreendente é que existem chicletes que podem ser bons para os dentes.

Qualquer chiclete sem açúcar pode ajudar a limpar seus dentes

Mascar qualquer chiclete sem açúcar ajuda na prevenção da cárie por meio da remoção das partículas dos alimentos da superfície dos seus dentes. Mascar chicletes também estimula a produção de saliva ajudando na remoção dos alimentos, fortalece os dentes e reduz os níveis de ácido da sua boca, que causa a cárie dentária.

O Xilitol é bom para seus dentes

Mascar chicletes é ainda mais eficaz na prevenção de cárie se ele tiver um substituto do açúcar chamado xilitol. O xilitol é um adoçante natural que alguns estudos mostraram que tem o poder de reduzir a quantidade de bactéria causadora da cárie na sua boca. Uma vez que o xilitol, ao contrário do açúcar, é inadequado como combustível para estes organismos, o número de bactérias diminui, tornando sua boca um lugar mais seguro para seus dentes.

Alguns chicletes podem até endurecer o esmalte do dente

Alguns fabricantes de goma estão começando a adicionar uma substância chamada fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) aos seus produtos. Acredita-se que o CPP-ACP, mais conhecido pelo seu nome de marca registrada Recaldent, remineraliza e endurece o esmalte dos dentes tornando-os mais fortes e menos propensos a sofrer de cárie.

Com todas essas opções disponíveis nas prateleiras de doces dos caixas, é mais fácil ainda satisfazer a vontade e ainda proteger os dentes contra a cárie ao mesmo tempo. Da próxima vez que você tiver vontade de comer um docinho, por que não mascar um chiclete sem açúcar, que combate a cárie ou fortalece seus dentes em vez de comer uma bala açucarada? Seus dentes agradecem.