Aproveite os doces das festas de fim de ano preservando seus dentes

Comer muitos doces nas festas de fim de ano pode satisfazer seu desejo por doces, mas uma coisa boa em excesso pode trazer conseqüências indesejáveis para seus dentes e gengivas.

“Se você não se der ao trabalho de limpar corretamente os dentes, os resultados poderão ser cárie dentária, doença periodontal e possível perda de dentes”, diz Dr. Matthey Messina, consultor do consumidor da ADA e dentista praticante da região de Cleveland.
A razão disso é um filme pegajoso de bactérias chamado de placa bacteriana que se forma constantemente sobre os dentes e as gengivas. Quando essas bactérias entram em contato com açúcar ou amido dentro da boca, elas produzem ácidos que atacam os dentes durante 20 minutos ou mais. Ataques repetidos podem causar ruptura do esmalte dental, o que acaba resultando em cárie dentária.

Não é necessariamente a quantidade de açúcar presente nos doces que você põe na boca que pode causar danos, segundo Dr. Messina. “Quanto mais pegajosos os alimentos, como bolos de frutas e balas de goma, menos provavelmente eles serão removidos dos espaços entre os dentes pela saliva”, alerta Dr. Messina. “Qualquer tipo de doce que gruda nos dentes é mais prejudicial do que uma barra de chocolate, que é facilmente removida pela saliva”.
 
Além da freqüência com que você come lanches, o tempo em que o alimento fica na sua boca tem um papel importante na cárie dentária.

“Pastilhas para tosse, doces duros e pastilhas de menta para refrescar o hálito ficam na boca por um longo período de tempo”, afirma o Dr. Messina. “A menos que esses produtos não contenham açúcar, os dentes ficam sujeitos a ataques ácidos pelo tempo em que eles permanecem na boca”.

A ADA oferece as seguintes dicas para ajudar a reduzir o risco de cárie dentária e ainda assim aproveitar os doces de final de ano:

  • Consuma os alimentos açucarados junto com as refeições. A produção de saliva aumenta durante as refeições e ajuda a neutralizar a produção de ácidos e enxaguar as partículas de alimentos da boca;
  • Limite os lanches entre as refeições. Se você desejar um lanche, escolha alimentos nutritivos e considere consumir gomas de mascar sem açúcar em seguida. A goma de mascar sem açúcar aumenta o fluxo salivar e ajuda a remover alimentos e ácidos causadores da cárie dentária;
  • Beba mais água. Consumir água corretamente fluoretada pode ajudar a prevenir a cárie dentária. Se você escolher água engarrafada, verifique no rótulo o conteúdo de flúor;
  • Escove os dentes duas vezes ao dia e use o fio dental diariamente com produtos odontológicos aprovadas pela ADA;
  • Consulte o dentista regularmente.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.