Como ter um Halloween amigo dos dentes

Pensar no efeito que os doces da festa de Halloween têm nos dentes de seus filhos é suficiente para lhe dar arrepios?

Não se desespere, você pode ser cuidadoso com a saúde dos seus filhos e ainda assim deixá-los aproveitar a ocasião especial, dizem os dentistas.

O processo de cárie dentária funciona assim: a maioria - cerca de 90% - de todos os alimentos contém açúcares ou amidos que possibilitam que as bactérias presentes na placa bacteriana produzam ácidos. Esse ataque pelo ácido bacteriano, que dura 20 minutos ou mais, pode levar à perda do mineral dos dentes e, finalmente, à formação da cárie.

Uma criança que lambe um pedaço de doce duro de minuto em minuto, ou bebe aos poucos uma bebida açucarada, é mais susceptível à cárie dentária porque os lanches que duram muito tempo criam um ataque ácido sobre os dentes durante todo o tempo em que estão na boca. Assim, uma abordagem seria deixar seus fantasminhas ou gnomos se deliciarem com os doces de Halloween na hora da refeição e não como lanche.

Ou, então, escolha o tipo certo de lanche. Uma pesquisa do Forsyth Dental Center mostra que alguns alimentos pegajosos são eliminados mais rapidamente da boca do que alimentos menos pegajosos – provocando um ataque ácido menos duradouro sobre os dentes. Caramelos, por exemplo, dissolvem-se mais rapidamente do que biscoitos, cereais matinais, batatas fritas, frutas secas e pão.

Uma outra opção para os doces de Halloween é permitir o lanche imediatamente após a brincadeira, e daí recolher o remanescente. Porém, lembre-se que privar seu filho das gostosuras de Halloween só vai fazê-lo desejá-las ainda mais. A boa saúde dentária depende de outros fatores além da dieta.

Os lanches não devem ser servidos mais do que três ou quatro vezes ao dia e devem contribuir com a nutrição geral e a saúde da criança. Opções de lanches mais saudáveis incluem queijo, iogurte, vegetais, manteiga de amendoim e leite achocolatado.

Acima de tudo, pratique a boa higiene bucal certificando-se de que seu filho escove os dentes e passe o fio dental todos os dias, use creme dental fluoretado e consulte o dentista regularmente.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.