Crianças nos EUA dizem sim para algo que não seja doce no Halloween

Nos Estados Unidos, as crianças estão compartilhando algumas de suas ideias e percepções a respeito das tradições das datas comemorativas.

Isso tudo faz parte do “Stop Zombie Mouth”: uma colaboração entre a Associação Dental Americana e PopCap Games, realizadores do vídeo game Plantas vs. Zumbis para ser jogado com a família. Nos meses que antecedem o Halloween, dentistas distribuíram cartões de troca para o download grátis de Plantas vs. Zumbis para as crianças que são boazinhas, como uma alternativa divertida aos lanches contendo açúcar.

Existem evidências de que um número significativo de crianças está preparado para essas modificações no Halloween também.

Em 24 de outubro a ADA publicou os resultados de uma pesquisa desenvolvida para aprender mais sobre as ideias das crianças americanas sobre doces, brincadeira de gostosuras ou travessuras e se elas consideram presentes que não sejam doces como “gostosuras”. Alguns dos resultados da pesquisa com crianças de 5 a 13 anos foram:

  • 94% de todas as crianças norte-americanas participam da brincadeira de “gostosuras ou travessuras” ;
  • 65% consideram Halloween a melhor data festiva do ano;
  • Dois terços concordam que comem doces demais na época de Halloween;
  • 89% dizem que ainda gostariam da data comemorativa se houvesse menos doces e mais tipos de brincadeiras;
  • 93% prefeririam receber um vídeo game em vez de doces;
  • Entre todas as crianças pesquisadas, as três atividades de Halloween preferidas eram gostosura ou travessura (5%), vestir fantasias (71%) e “ganhar muitos doces” (66%);
  • Mais de três quartos das crianças concordam com a afirmação “doce demais faz mal pra mim”;
  • Meninas (82%) eram mais propensas a responder afirmando que “doce demais faz mal pra mim” em comparação com 74% dos meninos;
  • 42% das crianças disseram se preocupar em contrair cárie por comer muitos doces na época de Halloween.

Enfim, o que isso significa?  Naturalmente, as crianças gostam de comemorar Halloween, mas nem sempre elas exigem doces.

“As próprias crianças estão pedindo que nós, adultos, ajudemos a evitar lanches com açúcar”, diz a ADA na publicação sobre a pesquisa.

“A campanha Stop Zombie Mouth é uma excelente maneira de reunir uma brincadeira alternativa de Halloween com a oportunidade de aumentar a conscientização entre pais e filhos sobre os benefícios que a prática de uma boa higiene bucal pode trazer para a saúde geral. Aprender e praticar bons hábitos de higiene agora trará bons resultados na vida futura”.

A ADA estimula uma vigilância adicional na época de Halloween. As crianças podem aproveitar a data, mas os pais devem se lembrar de tomar algumas atitudes pra manter a saúde dos dentes. Isso inclui escovar os dentes três vezes ao dia com escova dental de cerdas macias; usar creme dental com flúor aprovado pela ADA; uso do fio dental ou limpador interdental para eliminar as bactérias causadoras da cárie que ficam entre os dentes; ingerir dieta balanceada e limitar os lanches entre refeições; e visitar um dentista regularmente para limpezas profissionais e exames bucais.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.