Pesquisadores estão mais perto de fazer crescer um dente

Você conhece aquele sonho de que todos os seus dentes estão caindo? Bem, um dia isso poderá deixar de parecer um pesadelo tão ruim, já que a ciência está cada vez mais perto de fazer crescer um dente.

Pesquisadores do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Helsinski na Finlândia identificaram um marcador de células-tronco dentais em estudos com camundongos. Os incisivos de camundongos, ou dentes da frente, crescem durante toda a vida graças às células-tronco na base desses dentes.

Os dentes humanos não crescem continuamente, mas a descoberta do marcador, chamado fator de transcrição SOX2, nas células-tronco dentais dos camundongos constituem um excelente modelo de estudo das células dentais humanas. Os mecanismos que controlam e regulam o crescimento dos dentes em humanos são similares aos dos dentes de camundongos.

Os autores do estudo estão otimistas que sua descoberta possa levar ao desenvolvimento de um dente de bioengenharia, que pode tornar possível, algum dia, a substituição de dentes perdidos por novos que cresçam das células-tronco.

A Associação Dental Americana possui materiais informativos sobre doenças e condições que afetam a cavidade bucal e podem levar à perda dental, bem como aconselhamento para cuidados com os dentes no site dedicado ao consumidor MouthHealthy.org. © Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.