FDA aprova alegação de saúde bucal na água fluoretada engarrafada

O Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da Food And Drug Adminstration (FDA) anunciou, em 14 de outubro, que os fabricantes agora têm permissão para imprimir em seus rótulos a alegação de que beber água fluoretada pode reduzir o risco de cárie dentária.

“Se você beber água fluoretada, seja ela da torneira ou da garrafa, você estará fazendo o que é certo para sua saúde bucal”, disse Dr. James B. Bramson, diretor executivo da American Dental Association (ADA). “Graças à decisão da FDA, as empresas de água engarrafada agora podem afirmar aquilo que os dentistas sabem há muito tempo – que a água corretamente fluoretada ajuda a prevenir a cárie dentária”.

A FDA citou os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e “Saúde Bucal na América: Um Relatório do Ministério da Saúde” como algumas das 2000 fontes para essa recomendação. Adicionalmente, a FDA salienta que a alegação de saúde não se destina à água engarrafada comercializada para bebês, para os quais são indicadas concentrações menores de flúor.

O flúor é um composto de ocorrência natural que pode ajudar na prevenção da cárie dental. Embora a ADA tenha elogiado a decisão recente da FDA, a associação “continua a defender a fluoretação da água do abastecimento comunitário como segura e eficaz na prevenção da cárie dentária”. Segundo a ADA, atualmente cerca de 170 milhões de pessoas nos Estados Unidos recebem água de sistemas públicos que são fluoretados.

Para mais informações sobre flúor e seus benefícios para a saúde dental, visite o web site da ADA: www.ada.org (em inglês).

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.