Creme Dental das estrelas

Da próxima vez que você olhar para as estrelas, pense na limpeza dos seus dentes.

Espere, como assim? Isso mesmo - o flúor que é encontrado em produtos como o creme dental foi provavelmente formado há bilhões de anos em estrelas agora mortas, do mesmo tipo que o Sol, conforme estudos de astrônomos da Lund University, na Suécia, e seus colegas da Irlanda e dos Estados Unidos.

Além de creme dental, o flúor pode ser encontrado em goma de mascar, mas a origem do elemento químico tem sido um mistério. Os achados mais recentes sustentam a teoria de que o flúor é formado em estrelas semelhantes ao Sol, mas mais pesadas, no final de sua existência. O sol e os planetas do nosso sistema solar foram então formados com o material destas estrelas mortas.

"Assim, o flúor presente nos novos crremes dentais devem ter se originado desses ancestrais mortos do sol", afirmou Nils Ryde, Professor Adjunto de astronomia na Universidade de Lund.

Ao analisar a luz emitida por uma estrela, é possível calcular a quantidade de diferentes elementos que ela contém. Diferentes elementos químicos são formados a alta pressão e temperatura dentro de uma estrela.

O flúor é formado no final da vida da estrela, quando ela se expande para se tornar o que é conhecido como a gigante vermelha. O flúor em seguida move-se para as partes mais periféricas da estrela.

Depois disso, a estrela descarta as partes extremas e forma uma nebulosa planetária. O flúor que é arremessado nesse processo se mistura com o gás que envolve as estrelas, conhecido como o meio interestelar.

Novas estrelas e planetas são formados no meio interestelar. Quando as novas estrelas morrem, o meio interestelar é enriquecido mais uma vez.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.