Água fluoretada protege a saúde dental de adultos, e de crianças

Chapel Hill, N.C. – Água fluoretada promove proteção contra cárie em adultos, mesmo que eles não tenham consumido água fluoretada quando crianças, dizem pesquisadores norte-americanos e australianos.

Um estudo publicado online no Journal of Dental Research mostrou que adultos que passaram mais de 75% de seu tempo de vida em comunidade com água fluoretadas tinham 30% menos cárie dentária em comparação com adultos que moraram mais de 25% de seu tempo de vida em comunidades sem água fluoretada.

Um novo estudo conduzido por pesquisadores na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e Universidade de Adelaide, Austrália, mostra fortes evidências de que a água fluoretada oferece benefícios para a saúde dental dos adultos, mesmo que eles não tenham tido acesso a ela quando crianças.

Pensava-se inicialmente que a água fluoretada beneficiava apenas crianças que a consumissem desde o nascimento, explica Dr. Gary Slade, professor emérito do John W. Stamm e diretor de epidemiologia oral do programa na UNC. “Agora sabemos que a água fluoretada reduz a cárie dentária em adultos, mesmo se eles começarem a bebê-la após a infância. Em termos de saúde pública, isso significa que mais pessoas se beneficiam com a água fluoretada do que se pensava anteriormente.

Pesquisadores analisaram dados nacionais de pesquisa de 3.779 adultos com 15 anos de idade ou mais selecionados aleatoriamente na população australiana entre 2004 e 2006. Examinadores da pesquisa mediram os níveis de cárie e os participantes do estudo relataram onde moraram desde 1964. As histórias de residência dos participantes do estudo foram pareadas com informações sobre os níveis de flúor na água de abastecimento da comunidade. Os pesquisadores, então, determinaram a porcentagem do tempo de vida de cada participante em que a água do abastecimento público era fluoretada.

“Neste momento, quando várias cidades australianas estão considerando a fluoretação, devemos destacar que as evidências acumulam-se a favor da exposição de longo prazo à água fluoretada, diz Kaye Roberts-Thomson, uma coautora do estudo. “A água fluoretada realmente traz um benefício significativo aos dentes.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.