Tratamentos com flúor no consultório odontológico

A cárie dentária é causada por bactérias produtoras de ácido que se acumulam ao redor dos dentes e gengivas, num filme pegajoso e transparente chamado de "placa dentária". Sem uma boa higiene bucal diária e consultas regulares com o dentista, os dentes ficam mais vulneráveis à cárie dentária.

Escovar os dentes duas vezes ao dia e limpar entre os dentes com fio dental ou outro tipo de limpador interdental pode ajudar a remover a placa dentária. Exames regulares e limpezas profissionais também são importantes para manter os dentes saudáveis.

Outra chave para a boa saúde bucal é o flúor, um mineral que ajuda a prevenir a cárie dentária e pode reparar os dentes nos estágios bem iniciais e microscópicos da doença. O flúor pode ser ministrado de duas maneiras: tópica ou sistêmica. O flúor tópico é aplicado diretamente no esmalte dentário. Alguns exemplos são os cremes dentais e as soluções para bochechos, bem como os tratamentos feitos no consultório odontológico.

O flúor sistêmico é aquele que é ingerido. Exemplos incluem a água fluoretada e suplementos com flúor. A redução máxima da cárie dentária é alcançada quando o flúor é recebido tanto por via tópica quanto sistêmica. Se você, ou um membro da sua família, apresentar risco moderado a alto de desenvolver cárie dentária, um tratamento profissional com flúor pode ajudar. Os produtos com flúor usados no consultório apresentam uma concentração muito mais alta do que os cremes dentais ou enxaguatórios bucais que podem ser adquiridos em lojas ou farmácias.

Os tratamentos profissionais com flúor geralmente requerem apenas alguns minutos. O flúor pode estar na forma de uma solução, gel, espuma ou verniz. Tipicamente, é aplicado com um cotonete ou escova, ou é usado na forma de bochecho ou colocado em uma moldeira que é mantida na boca por alguns minutos.

Após o tratamento, você pode ser orientado para não enxaguar a boca, comer ou beber por pelo menos 30 minutos, para permitir que os dentes absorvam o flúor para ajudar a reparar áreas em que há ocorrências de cárie dentária microscópica.

Dependendo do seu estado de saúde bucal, os tratamentos com flúor podem ser recomendados a cada três, seis ou 12 meses. Seu dentista também pode recomendar medidas preventivas adicionais caso você apresente risco moderado a alto para desenvolvimento de cárie dentária. Essas medidas podem incluir produtos terapêuticos de venda livre ou sob prescrição como soluções ou géis fluoretados para bochecho, ou soluções antibacterianas para bochecho.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.