Visitas regulares ao dentista podem resultar em economia para idosos

A odontologia preventiva pode ajudar os pacientes idosos a manter uma boca e um corpo saudáveis.

Existe agora mais uma razão para os idosos cuidarem dos dentes: isso pode afetar o bolso. Um estudo recente mostra que pessoas idosas podem reduzir significativamente suas despesas gerais com a saúde bucal através do cuidado preventivo e mais visitas de rotina ao dentista.

Essa descoberta vem de uma análise dos registros públicos dos beneficiários do Medicare feita por pesquisadores da Universidade de Maryland. Os beneficiários que usavam cuidados preventivos tinham mais consultas, porém menos procedimentos não preventivos de alto custo e menos despesas odontológicas que os beneficiários que iam ao dentista somente para o tratamento dos problemas bucais.

"Para muitos aposentados, pagar por tratamento odontológico pode ser algo difícil", diz John Moeller, Ph.D., professor de pesquisa na Faculdade de Odontologia da UM, que conduziu a análise com colegas na Divisão de Pesquisa de Serviços de Saúde da universidade.

"Sem assistência, os norte-americanos mais idosos, que são mais pobres, podem escolher adiar ou desistir do tratamento odontológico”, diz Dr. Moeller. "Mas adiar esse tratamento pode levar a complicações dispendiosas.” Segundo Dr. Moeller, a adição de cobertura para cuidados odontológicos preventivos ao Medicare poderia compensar por melhorar a saúde bucal da população mais idosa e limitar os altos custos de tratamentos não preventivos. Quando se trata de dados sobre o impacto das consultas de odontologia preventiva, os mais jovens eram, tradicionalmente, o foco. É por isso que Dr. Moeller e os colegas Haiyan Chen, M.D. e Richard Manski, D.D.S. prosseguiram com seus estudos.

"Sentimos que pouca atenção tem sido dada à possibilidade de os cuidados preventivos limitarem procedimentos odontológicos não preventivos caros na população mais idosa", escreveram na edição de novembro do American Journal of Public Health.

A Associação Dental Americana é uma forte defensora da odontologia preventiva. Adotando hábitos bucais saudáveis em casa, fazendo escolhas inteligentes de dieta e estilo de vida, e buscando tratamento odontológico regular, as pessoas podem fazer seus dentes durarem por toda a vida. Visitar o dentista regularmente também pode ajudar a evitar problemas mais sérios de saúde bucal, como a doença periodontal. As infecções periodontais podem afetar não apenas a boca, mas também a saúde geral. Da mesma maneira, evidências médicas crescentes sugerem que uma boca não saudável pode agravar problemas sérios de saúde, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.