A importância do exame bucal com um ano de idade.

Segundo a Associação Dental Americana e uma de suas sociedades constituintes, a Associação Dental de Wisconsin (WDA), que recentemente lançou a nova campanha Os dentes de leite são muito importantes. Uma vida inteira de sorrisos saudáveis e sem dor começa com um exame bucal no primeiro aniversário da criança.

A WDA quer que os pais saibam que a primeira visita ao dentista é um marco tão importante no primeiro aniversário de um bebê quanto o primeiro abraço, o primeiro sorriso e o primeiro passo, diz Dr. Timothy Durtsche, presidente da Associação Dental de Wisconsin. “Esse é o momento perfeito para promover um exame de saúde bucal no bebê e isso é relativamente simples, indolor e barato.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relatam que as lesões de cárie em crianças entre 2 a 5 anos aumentaram 14% na última década. A cárie dentária, doença que pode ser prevenida, é cinco vezes mais prevalente do que a asma nas crianças norte-americanas.

Entretanto, um relatório da edição de fevereiro de 2005 do Projeto de Saúde Bucal para crianças mostrou que crianças com cinco anos de idade que consultaram um dentista com 1 ano de idade gastaram cerca de metade do dinheiro que crianças com 5 anos que não consultavam.

A ADA chama a visita ao dentista em idade precoce de “check-up do bebê para os dentes. Além do diagnóstico da cárie e outros problemas, o dentista pode mostrar aos pais como limpar os dentes da criança corretamente e corrigir hábitos prejudiciais, como chupar o dedo.

Ao contrário do pensamento popular, os dentes de leite da criança são tão importantes quanto os permanentes do adulto. Os dentes de leite normalmente começam a aparecer entre os seis meses e um ano de idade. Os dentes de leite ajudam as crianças a mastigar e falar. Eles também mantêm o espaço nos maxilares para a erupção dos dentes .

“O exame em idade precoce e a identificação de crianças de alto risco de cárie por um dentista, seguidos de intervenção apropriada, como verniz de flúor, tratamento de lesões de cárie ou encaminhamento para um especialista, combinados com a educação dos pais e responsáveis, podem prevenir a cárie e reduzir significativamente os gastos e a dor, diz Dr. Durtsche.

Pais e responsáveis estão convidados a publicar comentários sobre a campanha de conscientização pública “Os dentes de leite são importantes ou fazer perguntas sobre a saúde dental das crianças na página da WDA no Facebook. Use o hashtag , em inglês, #babyteethmatter para enviar mensagens para o Twitter e conectar-se rapidamente com mais dicas para ajudar a manter saudável o sorriso dos pequeninos.

“A boa higiene bucal diária e o apropriado uso de fio dental, a correta aplicação de selantes, exames bucais profissionais rotineiros e tratamentos restauradores precoces ajudam a evitar doenças bucais, acrescenta Dr. Durtsche. “Isso poupa pacientes de todas as idades de infecções, dores e necessidade de tratamentos mais avançados e caros.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.