Consultas odontológicas precoces essenciais para a saúde da criança

Fevereiro é o Mês Nacional da Saúde Dental da Criança, patrocinado todos os anos pela American Dental Association (ADA) para despertar a consciência entre famílias e políticos sobre a importância crucial das boas práticas da saúde bucal para as crianças.

“A saúde bucal é uma parte muito importante da saúde geral da criança, mesmo assim, às vezes é negligenciada em crianças pequenas”, diz o dr. Mark J. Feldman, presidente da ADA. “Boas práticas de saúde bucal deveriam começar com uma consulta odontológica inicial antes do primeiro aniversário da criança”.

“Os dentes da criança devem durar uma vida inteira”, afirma o dr. Feldman, “e com cuidado apropriado, uma dieta balanceada e consultas odontológicas regulares, as crianças podem ter uma vida inteira de sorrisos saudáveis”.

A ADA recomenda check-ups odontológicos regulares, incluindo uma consulta com o dentista em até seis meses após a irrupção do primeiro dente e não mais tardar do que no primeiro aniversário da criança. Cuidados preventivos, como profilaxias e, se necessário, tratamentos com flúor, constituem o "seguro sorriso" das crianças. Exames dentais de rotina descobrem problemas que podem ser facilmente tratados nos estágios iniciais, quando o dano é mínimo.

Selantes dentais são usados para proteger as superfícies mastigatórias contra a cárie dentária, que é a doença crônica mais comum da infância. Seu dentista pode ajudar a prevenir ou reduzir a incidência de cárie dentária aplicando selantes nos dentes do seu filho.

Um selante é um material plástico transparente ou da cor do dente que é aplicado nas superfícies mastigatórias dos dentes posteriores, onde a cárie dentária ocorre com mais freqüência. Os selantes protegem sulcos e depressões normais dos dentes, que são denominadas fóssulas e fissuras dentárias, áreas que são particularmente suscetíveis à cárie dentária.

Qualquer criança envolvida em atividade recreativa, como futebol, hockey, andar de skate, scooter, ou mesmo bicicleta, deve usar um protetor bucal. Trata-se de protetores de “estoque” disponíveis em lojas, e uma variedade feita sob medida pelo dentista que permite melhor adaptação. Pergunte ao seu dentista sobre o uso de protetor bucal.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.