Estudo com gêmeos confirma os benefícios do uso de fio dental

O uso do fio dental pode reduzir significativamente o número de bactérias causadoras da doença periodontal e da cárie dentária, concluíram pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York (UNY), após um estudo recente com gêmeos. A pesquisa forneceu novos dados sobre a importância do hábito de usar fio dental em complementação à escovação diária das superfícies dos dentes e da língua.

Os pesquisadores da UNY reuniram indivíduos gêmeos, que incluíam gêmeos idênticos e fraternos, de ambos os sexos, com até 21 anos de idade, que moravam na periferia carente da cidade de Montes Claros, na região nordeste do Brasil, onde a inadequada fluoretação da água e o acesso limitado ao tratamento odontológico deixavam os moradores expostos a um maior risco de cárie.

Os pesquisadores acompanharam 51 pares de gêmeos e as respostas do tratamento com uso de fio dental durante um período de duas semanas. Após esse período de duas semanas, patógenos periodontais e bactérias causadoras da cárie estavam "superabundantes" no grupo que não usou fio dental comparado ao grupo que usou.

"Os gêmeos que usaram fio dental apresentaram uma redução significativa no sangramento gengival em comparação com os gêmeos que não usaram fio dental", observaram também os autores. "Com relação aos dados iniciais, os escores de sangramento foram reduzidos em 38 por cento no período de duas semanas do estudo no grupo de gêmeos que usou fio dental".

O estudo concluiu que "em um grupo de gêmeos a escovação dos dentes e da língua associada ao uso de fio dental reduziu significativamente a abundância de espécies de microrganismos associados com as doenças periodontais e as cáries dentárias após um programa de duas semanas".

Pelo fato de viverem juntos e terem hábitos alimentares e práticas de saúde semelhantes, os gêmeos são considerados sujeitos excelentes para pesquisa que compara o desenvolvimento das doenças periodontais e das cáries em pessoas de mesma idade oriundas de ambientes similares.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.