Mitos e verdades sobre a escovação

Mitos e verdades sobre a escovação

Para sorrir e arrasar com atitude, vamos combinar que precisamos manter a saúde bucal sempre em dia, né? Por isso, para ter aquele Sorriso brilhante 5 Estrelas precisamos entender alguns mitos e verdades. Vamos lá!

É preciso escovar os dentes imediatamente após as refeições?

Mito! O correto é esperar, mais ou menos, 30 minutos.
A gente explica: alimentos e bebidas ácidas, como suco de laranja, deixam o esmalte dos dentes sensíveis. Por isso, é importante esperar que o pH da boca se equilibre para escovar os dentes. Mas se não tiver outro jeito, tome um copo de leite que é uma bebida que equilibra o pH da boca.

Comer maçã substitui a escovação?

Comer maçã substitui a escovação?

Mito! Limpeza completa só com escovação e fio dental.
A gente explica: alguns alimentos ricos em fibras como maçã, pera e cenoura ajudam a limpar os dentes, já que na mastigação tem maior atrito, removendo resíduos. Mas mesmo consumindo sempre esses alimentos, eles não substituem a escovação. A melhor forma de garantir a saúde do seu sorriso é o bom e velho costume de sempre escovar os dentes após cada refeição.

Enxaguante bucal substitui a escovação?

Mito! Ele refresca, mas não substitui.
A gente explica: usar o enxaguante é uma opção para dar aquela refrescada no hálito. Mas ele deve ser usado somente como complemento à limpeza diária, feita com a escovação e fio dental.

Devo usar o fio dental apenas depois de escovar os dentes?

Mito! A ordem não faz diferença.
A gente explica: essa é uma dúvida bem comum e que divide muitas opiniões por aí. Mas fique sabendo que a sequência não faz diferença, desde que a limpeza seja feita corretamente.

A escovação deve durar mais que dois minutos?

Verdade! Em menos de 2 minutos não dá tempo.
A gente explica: é importante escovar os dentes por pelo menos 2 minutos. Esse tempo deve ser dividido igualmente entre todas as áreas da boca (dentes, gengiva, língua e bochechas). Mas é importante dedicar também alguns minutinhos extras para o fio dental.

É preciso usar enxaguante bucal mais de uma vez ao dia?

Mito! Uma vez por dia é o suficiente.
A gente explica: o enxaguante é um complemento à limpeza diária. Pode ser utilizado só à noite, quando a salivação diminui, deixando o enxaguante por mais tempo nos dentes, mas existem pessoas que preferem fazer o bochecho duas vezes ao dia, para dar mais sensação de refrescância. Não há problemas em fazer isso se o enxaguante for a base de flúor, mas apenas uma vez ao dia já basta para uma limpeza completa.

Mascar chiclete pode substituir a escovação?

Mascar chiclete pode substituir a escovação?

Mito! Nada substitui a escova, pasta e fio dental.
A gente explica: quando mascamos chicletes sem açúcar causamos maior produção de saliva e atrito nos dentes, o que ajuda na limpeza. Mas mesmo com essa ajuda, a escovação é indispensável.

Escovar os dentes apenas uma vez ao dia é suficiente?

Mito! Seu sorriso precisa de mais atenção que isso.
A gente explica: é indicado que se escove os dentes pelo menos 3 vezes por dia (depois de cada refeição e antes de dormir) porque, se houver muito tempo entre uma escovação e outra, o risco de criar placas bacterianas e outros problemas aumenta. Mas lembre-se também que escovar os dentes muitas vezes seguidas não faz bem, pois desgasta o esmalte natural e pode machucar a gengiva.