Quer viajar mais? Veja boas dicas
para economizar e preparar o passaporte

Trabalhar é ótimo, mas tirar férias e conhecer novos lugares e culturas é melhor ainda! Para que sua próxima viagem não pese demais no orçamento, sugerimos que você adote algumas pequenas mudanças no dia a dia.
1
Prefira comprar no cartão de crédito
Praticamente todos os cartões oferecem um programa de milhagem que transforma o valor gasto mensalmente em pontos, que podem ser trocados por passagens aéreas. Mas lembre-se de que os bônus expiram. Por isso, resgate os seus dentro de um ano. Para não perder o controle das finanças, anote cada compra.
2
Estipule um valor para guardar
A maioria das pessoas funciona melhor quando tem uma meta a cumprir. Determine um valor para guardar mensalmente e coloque-o em uma poupança assim que seu salário cair – se for deixar para o final do mês, pode ser que não sobre grana. Só mexa no dinheiro antes da viagem, para que o valor renda mensalmente.
3
Estabeleça novos hábitos
Cozinhar todos os dias e levar marmita para o escritório dá um trabalhão – mas e se você fizer isso apenas um dia na semana? Você economiza a grana do restaurante e possivelmente vai comer de forma mais saudável. O mesmo vale se você usa carro: tente ir de transporte público umas duas vezes por mês.
4
Postergue as compras em um dia
Uma voltinha no shopping ou alguns minutos na sua loja virtual favorita podem ser fatais para o seu orçamento – é muita tentação num lugar só! Faça o seguinte: toda vez que quiser comprar algo, espere um dia. Assim você terá tempo para avaliar se realmente precisa e/ou quer aquilo, e não compra no impulso.
5
Venda o que não usa mais
A gente acumula muita coisa ao longo da vida: livros, roupas, artigos esportivos, CDs, etc. Separe suas coisas em três grupos: um com o que você usa, outro com o que não tem mais utilidade e o último com o que pode ser descartado. Anuncie o que estiver no terceiro grupo em sites de compra e venda, ainda que por um preço baixo – qualquer grana extra é lucro.
6
Fique de olho nas promoções
Ainda que você não tenha o dinheiro todo para a viagem, acesse sites que reúnam boas promoções de passagens e hotéis. Muitas vezes um destino que parecia impossível passa a caber no orçamento com os descontos anunciados. Vale muito a pena!
DICAS
LUMINOUS