Tipos de pele e cuidados
BELEZA

Oleosa, mista, seca ou normal: o que fazer antes da make?

Existem basicamente quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. E não importa seu tipo: há um jeito certo para contornar problemas e deixar a pele pronta para receber a maquiagem. E a dica que vale para todas: protetor solar sempre!

Pele normal
Quem não sonha com uma pele assim? É o mais fácil de cuidar, mas o mais difícil de encontrar. A chave é manter as características naturais: limpeza com cosméticos adequados ao tipo de pele e hidratação em gel ou sérum são suficientes para deixar a pele normal pronta.

Pele oleosa
O dia mal começou e a make derreteu? Neste tipo de pele as glândulas sebáceas são mais ativas, deixando os poros visíveis e aspecto brilhante. É possível contornar o problema apostando na limpeza, sempre com produtos formulados especialmente para peles oleosas. E hidratação: ela é fundamental, inclusive nos dias quentes. O segredo é usar produtos com a textura certa para não pesar o visual. Para segurar a make no lugar em ocasiões especiais você também pode apostar nos sprays fixadores.

Pele seca
Pouco comum em climas quentes, a pele seca tem pouca elasticidade, pouco brilho e tendência a descamar. Rugas e linhas de expressão podem aparecer mais cedo em quem tem pele seca, por isso hidratação é a ordem por aqui. Séruns e cremes nutritivos são fundamentais. Deixe de lado o pó compacto e produtos de efeito matte, pois eles acentuarão o aspecto ressecado. Em contrapartida, produtos com partículas de brilho podem dar aquele up na make.

Pele mista
É o tipo mais comum e se caracteriza pela zona T (testa, nariz e queixo) oleosa e área dos olhos e maças do rosto mais secas. Se a diferença de oleosidade for expressiva entre as áreas do rosto o ideal é usar produtos diferentes, caprichando na limpeza da zona T e na hidratação no restante do rosto, principalmente ao redor dos olhos. Uma grande aliada aqui é a água termal, que nutre e hidrata sem pesar. Borrife antes da maquiagem e deixe secar naturalmente para então começar a preparar a pele. O primer também pode ajudar, pois ele cria uma película capaz de uniformizar a pele.
DICAS
LUMINOUS