Cabelo forte e saudável
BELEZA

O que fazer para o cabelo crescer forte e, por que não, mais rápido?

O cabelo reflete como anda nosso corpo por dentro. Todo cabelo é feito de uma proteína chamada queratina. Por isso, alimentação saudável é o ponto de partida para um cabelo forte que, em geral, cresce um centímetro por mês. Isso a ciência prova.

Mas todo mundo já ouviu dicas do que fazer ou não fazer para o cabelo crescer melhor ou mais rápido. Vale de calendário lunar a escovar com a cabeça para baixo. O que é mito ou verdade nessa história?


Verdades

Você já reparou que o cabelo fica mais bonito quando lavado no salão? Isso acontece por dois motivos: a temperatura da água, mais baixa do que a que usamos no banho, e massagem no couro cabeludo. Então, já sabe: água mais fresquinha para fios sem ressecamento e automassagem para estimular a circulação sanguínea e o crescimento dos cabelos.

O uso correto de condicionadores e cremes hidratantes também é peça chave. Fios hidratados quebram menos, sustentando o comprimento. Hidratação uma vez por semana também é importante, mesmo para os cabelos mistos e oleosos. O segredo é escolher o produto certo para o seu tipo.

Também é verdade que dormir com o cabelo molhado e prender os fios com frequência prejudicam o crescimento. Essas ações favorecem a quebra. Então, cabelo forte cresce mais rápido.
Hormônios atuam fortemente nos cabelos femininos, portanto é verdade que na gravidez os cabelos ficam mais cheios. Em contrapartida, eles tendem a cair após o parto.

Mitos

Já cortar o cabelo na lua crescente para que ele cresça mais rápido ou na cheia para dar volume é balela. Não existe nenhum fundamento científico para essas crenças. É mentira também que dissolver anticoncepcionais no shampoo estimulam o crescimento, já que os fios não absorvem hormônios.

Também é mito que no lugar de um fio branco arrancado nascem dois ou um na cor natural. Deixe os fios brancos em paz. Se eles te incomodarem, procure um profissional para caprichar na cor. Tinturas e demais procedimentos químicos podem ressecar e tornar os fios mais quebradiços. Se você é adepta destas técnicas, cuidado redobrado com a hidratação.
DICAS
LUMINOUS