Unhas bonitas e saudáveis
BELEZA

Aprenda a escolher a fragrância certa para você

Costumamos chamar genericamente de perfume todas as fragrâncias disponíveis no mercado, mas a verdade é que elas são divididas em quatro categorias: parfum, eau de parfum, eau de toilette e eau de cologne. Todas são criadas da mesma mistura básica de água, solvente e essência ou óleo essencial. A diferença está na proporção de cada ingrediente.

O parfum, ou perfume, é conhecido internacionalmente como extrato de perfume, o mais puro, original e sofisticado, com pelo menos 15% – chegando a 40% – de essência. Com mais essência ele também tem maior fixação, permanecendo na pele por até sete horas. Com aroma forte, é importante nunca exagerar na aplicação e, em geral, combina melhor com climas frios.

As eau de parfum têm entre 10% a 15% de essência em sua formulação e são capazes de durar na pele por até cinco horas. Menos intensas que o perfume, ainda assim são consideradas fortes e devem ser usadas com moderação. Também combinam melhor com temperaturas amenas.

Nas eau de toilette a essência corresponde de 5% a 10% da composição. Por isso, são mais suaves e recomendadas para climas tropicais, como o brasileiro. A duração na pele costuma ser de cerca de três horas e elas podem ser reaplicadas ao longo do dia.

As eau de cologne são as mais suaves das fragrâncias, com concentração de essência entre 2% e 5%. Elas duram apenas uma ou duas horas na pele e, por isso, podem ser aplicadas várias vezes no dia.
DICAS
LUMINOUS