Unhas bonitas e saudáveis
BELEZA

Alimentação saudável e hidratação: a chave para unhas perfeitas

Unhas quebradiças, amareladas ou onduladas. Mais do que probleminhas estéticos, esses sintomas podem indicar que algo não vai bem com a sua saúde. Eles podem ser causados por deficiência de cálcio, de vitaminas ou ainda por desregulação hormonal. Então, antes de tudo, consulte um médico.

No entanto, alguns fatores podem prejudicar a beleza das unhas mesmo quando a saúde está em dia. Produtos de limpeza abrasivos, cosméticos com álcool e falta de hidratação podem enfraquecer as unhas. O uso contínuo de esmaltes escuros também é prejudicial, pois pode manchar ou amarelar as unhas. Confira algumas dicas que podem ajudar.

Alimentação
Uma alimentação saudável, rica em proteínas e vegetais, garante os nutrientes necessários para que o corpo produza unhas saudáveis, que crescem cerca de três milímetros toda semana. Hidratação também é tudo e ela começa de dentro. Por isso, beba muita água sempre.

Mesmo assim, algumas pessoas tendem a ter unhas mais fracas que outras, seja por fatores genéticos ou até pelo formato de crescimento, que pode facilitar a quebra. Nesses casos, a indústria cosmética oferece uma gama de produtos que podem ajudar.

Hidratação
Para começar, hidrate sempre as mãos, massageando especialmente a área das cutículas. Isso estimulará a circulação sanguínea na região e manterá a linha de contorno das unhas bem hidratada, dando o aspecto de saúde para as mãos.

Há produtos específicos para unhas e cutículas, em forma de cremes, ceras e óleos. Opte por hidratar as mãos especialmente à noite para que o cosmético tenha tempo de agir. Unhas hidratadas se tornam mais flexíveis e resistentes à quebra.

Dê um tempo
Dê uma pausa no esmalte de vez em quando. É importante que suas unhas "respirem" de tempos em tempos. E quando for pintá-las, nunca aplique o esmalte diretamente nas unhas, pois você pode manchá-las e enfraquecê-las com o removedor de esmaltes.

Há sempre uma base para cada um dos problemas: fortalecedoras, niveladoras, protetoras ou clareadoras. Encontre a certa para você.

Formato
Formato também é importante: se mesmo com todas as dicas suas unhas insistem em se quebrar evite lixá-las no formato quadrado. As pontinhas externas ficam mais expostas e suscetíveis à quebra ou descamação. Formatos arredondados garantem unhas mais resistentes.
DICAS
LUMINOUS