Dicas de Controle do Diabetes do especialista em diabetes Dr. Foti Pagnagakos


Dr. Foti Panagakos


Diretor Global dos Assuntos Científicos e Relações de Pesquisa, Colgate-Palmolive
Dr. Foti Pagnagakos obteve seu DMD pela UMDNJ-New Jersey Dental School e seu o PhD em Bioquímica e Biologia Molecular pela UMDNJ-Graduate School of Biomedical Sciences em 1992. Após anos de pesquisa como membro do corpo docente na New Jersey Dental School, ele se juntou ao Departamento de Pesquisa Clínica de Cuidados Bucais Colgate-Palmolive.

Siga essas dicas simples para cuidar de sua saúde bucal e diabetes:

  • 1Dê pequenos passo Dê pequenos passos para transformar sua vida e sua saúde. Caminhe um quarteirão a mais antes de voltar para casa, coma porções menores de seus pratos preferidos e escove os dentes após cada refeição. Conforme você lentamente faz mudanças, mantenha seu médico e sua família informados. Eles irão te ajudar a manter uma atitude positiva e no caminho para um estilo de vida mais saudável.

  • 2Consulte seu médico e seu dentista O seu médico tem um papel fundamental em ajudá-lo a controlar de forma saudável o diabetes, mas o seu dentista também é importante. Certifique-se que seu médico e dentista tenham como se comunicar e se eles estão compartilhando informações para que possam trabalhar juntos no seu plano de tratamento.

  • 3Explore todas as opções profissionais de cuidados bucais Pessoas com diabetes são mais suscetíveis a doenças gengivais sérias, por isto é importante o cuidado com os dentes e gengivas fazendo o check-up a cada 6 meses. Se você não tem um dentista ou um convênio dental, uma faculdade de odontologia na sua região pode ser um bom recurso. A maioria das faculdades de odontologia também possuem clínicas onde o custo é bem menor do que uma clínica particular.

  • 4Dê passos preventivos contra a doença gengival Pesquisas indicam que a relação entre doenças gengivais graves e diabetes é uma via de mão dupla, e as doenças gengivais graves têm o potencial de afetar o controle da glicemia e contribuir para a progressão do diabetes. Ao seguir as recomendações de seu médico para controlar seu diabetes você pode diminuir as chances de desenvolver uma doença gengival.

  • 5Escolha um bom creme dental Um simples passo para ajudar a controlar a saúde da sua gengiva e a prevenir a doença gengival precoce é escovar os dentes por dois minutos pelo menos três vezes ao dia.

*Proteção contra bactérias em dentes, língua, bochechas e gengivas.
Colgate - A marca número 1 em recomendação dos dentistas