Dicas Colgate Tandy

Dicas Colgate Tandy

Detalhes que fazem a diferença na escovação

Todos sabem que a escovação correta dos dentes é a melhor maneira de evitar cáries, a formação de placa e tártaro entre outros problemas nos dentes e na cavidade bucal. Alguns fatores são essenciais, como a escolha de uma pasta de dente de excelente qualidade e da escova adequada, mas alguns pequenos detalhes também influenciam bastante o resultado final, e isso vale tanto para adultos quanto para crianças.

Os dentes devem ser escovados no minímo três vezes por dia , principalmente depois de cada refeição e antes de dormir.

O tempo de escovação não deve ser inferior a 2 minutos. Parece muito, quando se confere no relógio, mas é um tempo mais do que bem aplicado em relação aos benefícios proporcionados à saúde.

Antes da escovação, passe o fio dental entre todos os dentes, para retirar restos de alimentos e evitar a formação de tártaro.

Todos os dentes devem ser bem escovados um a um, por fora, por dentro e por cima, com suavidade e atenção. O ideal é adotar um método, que acabe se tornando rotina. Por exemplo, comece a escovação pela parte da frente dos dentes de cima, depois passe para os de baixo e, em seguida, escove as partes internas e as áreas de mastigação dos molares. Para completar, escove as bochechas e a língua, para eliminar o máximo possível de bactérias que causam mau hálito.

A escova deve ser posicionada num ângulo de 45 graus, em movimentos verticais da gengiva à ponta do dente, sempre com suavidade. A face interna dos dentes e as áreas de mastigação devem ser escovadas com movimentos circulares.

A escova mais recomendada pelos dentistas é a que possui cerdas macias, que não se soltam, e com cabeça menor, para alcançar todas as áreas dos dentes, inclusive os de trás. É recomendada a troca da escova a cada 3 meses , ou quando as cerdas começarem a ficar tortas.


O creme dental de uso diário deve conter flúor na concentração ideal. Para as crianças, a concentração recomendada de flúor ativo deve ficar entre 1.000 e 1.500 ppm (partes por milhão), informação que precisa estar impressa na embalagem.

Atenção também na quantidade de creme dental usado para escovar os dentes de bebês e crianças: o equivalente a um grão de arroz cru para os menores. Dois grãos quando a criança já tiver pelo menos oito dentes na frente e do tamanho de uma ervilha quando nascerem os dentes de trás. Atenção também para que a criança não engula o creme dental.

Por fim, nunca se esqueça de que é recomendada a visita ao dentista duas vezes ao ano.

Não ingerir. Usar sob a supervisão de um adulto. Mais informações no verso da embalagem.