Centro de Informações sobre Saúde Bucal e Dental Colgate

Cremes dentais inovadores para limpar e fazer brilhar todo tipo de sorriso.

Cremes Dentais

Uma escova de dentes para cada tipo de sorriso, feita com foco em conforto e resultado.

Escovas Dentais

Produtos de higiene dental oferecidos exclusivamente por meio de dentistas.

De seu Dentista

Produtos para complementar a higiene oral, enxaguantes bucais, fios e fitas dentais.

Complementos Bucais

Cada sorriso é único e requer diferentes tipos de cuidado. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procure por Benefício
Tamanho do Texto

Dor de dente: o que fazer?


Como saber se preciso de um tratamento?
Assim como qualquer trauma na boca, você deve consultar seu dentista imediatamente para saber se um tratamento é necessário. O dentista examinará a área afetada e poderá fazer uma radiografia. Se a dor é causada por um dente fraturado, trincado ou lascado, você poderá tomar um analgésico simples. Se possível, guarde a parte fraturada do dente e leve-a ao seu dentista.Se um dente for totalmente arrancado da boca devido a um trauma, leve-o ao seu dentista o mais rápido possível. Talvez possa ser possível recolocar seu dente novamente na boca, um procedimento chamado reimplante.

Como um dentista trata um:

Dente lascado —Se não sentir dor e a lasca for pequena, fica ao seu critério decidir quando e como o dente deverá ser tratado. Dependendo do tamanho da lasca, ela pode ser suavizada ou corrigida cosmeticamente. Outras opções podem ser o uso de facetas, coroas e restaurações. Peça ao seu dentista para lhe explicar sobre cada uma delas. Se uma restauração ou dente artificial for lascado, estes deverão ser substituídos.
Dente fraturado ou trincado —Dentes fraturados ou trincados devem ser restaurados assim que possível, para se evitar danos posteriores. Pode ser necessário um tratamento de canal ou fazer a extração do dente. Se a fratura atingir o esmalte e a dentina do dente, uma coroa em geral, é o melhor tratamento. Lembre-se de que as fraturas nem sempre são visíveis, mesmo por meio de radiografias. Os sintomas podem ser dor durante a mastigação e sensibilidade a alimentos e bebidas frias, em alguns casos até as bebidas quentes, bem como ao ar, e estes sintomas podem se intensificar com o tempo.
Dente arrancado da boca —O segredo para o sucesso na recolocação de um dente é reimplantá-lo no local de onde saiu o mais rápido possível. A cada minuto que passa, um número maior de células da raiz do dente morrerão. Se possível, lave o dente com água apenas, e então o recoloque no local, e corra para o dentista imediatamente. O dente deve ser segurado pela coroa, apenas, e não deve secar. O êxito do reimplante é maior durante os primeiros 30 minutos, com boas chances ainda até duas horas após o trauma. Pode ser necessário que seu dentista faça um tratamento de canal uma ou duas semanas após o dente ter se estabilizado.
Dentes irremediavelmente perdidos, ou seja por uma extração realizada por um dentista ou acidentalmente arrancados, devem ser substituídos. Isto evita problemas como dificuldade de mastigação e de fala, alteração de posição entre os dentes remanescentes, disfunção da articulação temporomandibular (ATM), causados pela mastigação no lado onde há mais dentes, e um enfraquecimento do maxilar. As opções para a substituição dos dentes podem ser próteses fixas, próteses removíveis e implantes.
Mandíbula quebrada —Se suspeitar que você ou qualquer outra pessoa esteja com a mandíbula quebrada, não a movimente. A mandíbula deve ser mantida em posição com um lenço, gravata ou toalha amarrada em volta do queixo e por cima da cabeça. Compressas frias devem ser utilizadas para reduzir o inchaço, se houver. Dirija-se imediatamente à sala de emergência de um hospital e chame seu dentista.

Dente frontal lascado

Dente frontal lascado

Dente lascado após a restauração

Dente lascado após a restauração

Dente permanente arrancado

Dente permanente arrancado

Cuidadosamente recoloque o dente

Cuidadosamente recoloque o dente arrancado e visite seu dentista

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados

Categorias de Condições de Saúde Bucal e Oral

ColgatePalmolive.com.br  |  Colgate.com.br  |  Políticas Legais/Privacidade  |  Política de Cookies  |  Mapa do Site  |  Contato
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Você está vendo o site do Brasil