Centro de Informações sobre Saúde Bucal e Dental Colgate

Cremes dentais inovadores para limpar e fazer brilhar todo tipo de sorriso.

Cremes Dentais

Uma escova de dentes para cada tipo de sorriso, feita com foco em conforto e resultado.

Escovas Dentais

Produtos para as crianças que tornam a escovação divertida.

Linha Infantil

Produtos de higiene dental oferecidos exclusivamente por meio de dentistas.

De seu Dentista

Produtos para complementar a higiene oral, enxaguantes bucais, fios e fitas dentais.

Complementos Bucais

Cada sorriso é único e requer diferentes tipos de cuidado. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procure por Benefício
Tamanho do Texto

Cientistas traçam a trajetória da bactéria da cárie dentária através do tempo

Streptoccocus mutans, a bactéria associada com a cárie dentária, evoluiu junto com seu hospedeiro humano, em um vínculo evidente que pode ser atribuído a um único ancestral comum que viveu na África entre 100.000 e 200.000 anos atrás, de acordo com relatos dos pesquisadores do New York University College of Dentistry.

“Como os humanos migraram pelo mundo e evoluíram em diferentes raças e etnias que nós conhecemos hoje, essa bactéria bucal evoluiu com eles em um processo simultâneo chamado coevulução”, disse o Prof. Dr. Page Caufield, professor de cariologia e tratamento geral da escola de odontologia da Universidade de Nova York e líder do grupo de pesquisa.

O grupo da Universidade de Nova York usou as mesmas impressões de DNA e outros biomarcadores para traçar a evolução do S. mutans da mesma maneira que os cientistas usaram anteriormente para traçar a evolução humana até um único ancestral africano comum, conhecido como “ancestral Eve”.

Eles colheram mais de 600 amostras da bactéria, finalmente focando em cerca de 60 variedades coletadas de chineses e japoneses; africanos; afro-americanos e hispânicos nos Estados Unidos; caucasianos nos Estados Unidos, Suécia e Austrália; e índios da Amazônia no Brasil e Guiana.

“É relativamente fácil traçar a evolução do S. mutans, uma vez que ele se reproduz por divisão celular simples”, disse o Dr. Caufield. “Traçando a linhagem do DNA dessas variedades nós construímos uma árvore genealógica com as raízes na África e o galho principal se estendendo para a Ásia. Uma segunda ramificação se estendendo da Ásia de volta para a Europa, delineia a migração de um pequeno grupo de Asiáticos que deu origem a pelo menos um grupo dos atuais caucasianos.”

©2011 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

20/03/2007

ColgatePalmolive.com.br  |  Colgate.com.br  |  Políticas Legais/Privacidade  |  Política de Cookies  |  Mapa do Site  |  Contato
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Você está vendo o site do Brasil