
O consumo aumentado de frutas pode reduzir o risco de câncer bucal em homens
Para os homens, comer muitas frutas, particularmente as cítricas, ou tomar seu suco, pode ajudar de maneira significativa a reduzir o risco de desenvolver lesões bucais pré-malignas, segundo resultados de estudos publicados recentemente no American Journal of Epidemiology.
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard examinaram o consumo de frutas e vegetais e a incidência de lesões bucais pré-malignas num grupo de 42.311 americanos inscritos no Estudo de Acompanhamento de Profissionais da Saúde, um estudo que começou em 1986 para avaliar uma série de hipóteses sobre a saúde bucal masculina relacionando fatores nutricionais com a incidência de doenças graves como câncer, cardiopatia e outras doenças vasculares.
No total, 207 casos de lesões bucais pré-malignas foram registrados no grupo de estudo entre 1986 e 2002. Entretanto, o consumo de frutas cítricas, sucos de frutas cítricas e frutas e vegetais ricos em vitamina C foi associado com risco significativamente reduzido dessas lesões, alcançando entre 30% e 40% de redução com quantidades maiores desses itens na dieta, relatam os pesquisadores de Harvard.
A American Cancer Society calcula que cerca de 30.990 novos casos (20.180 em homens e 10.810 em mulheres) de câncer da cavidade bucal ou orofaríngeo serão diagnosticados nos Estados Unidos em 2006. Um número estimado de 7.430 pessoas (5.050 homens e 2.380 mulheres) morrerão desses cânceres em 2006.
Segundo a American Dental Association, agora está mais fácil do que nunca detectar o câncer bucal precocemente, quando a possibilidade de cura é grande. Check-ups odontológicos regulares, incluindo um exame completo da boca, são essenciais na detecção precoce de condições cancerosas e pré-cancerosas.
Para mais informações sobre câncer bucal, visite o Web site da ADA www.ada.org/public/topics/cancer_oral.asp (em inglês)
©2011 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.
09/10/2006
















