Centro de Informações sobre Saúde Bucal e Dental Colgate

Cremes dentais inovadores para limpar e fazer brilhar todo tipo de sorriso.

Cremes Dentais

Uma escova de dentes para cada tipo de sorriso, feita com foco em conforto e resultado.

Escovas Dentais

Produtos de higiene dental oferecidos exclusivamente por meio de dentistas.

De seu Dentista

Produtos para complementar a higiene oral, enxaguantes bucais, fios e fitas dentais.

Complementos Bucais

Cada sorriso é único e requer diferentes tipos de cuidado. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procure por Benefício
Tamanho do Texto

Grãos integrais podem ajudar a reduzir o risco de doença periodontal

Se sua dieta é rica em grãos integrais, é provável que você esteja diminuindo também seu risco de desenvolver doença periodontal.

"Uma dieta que é benéfica para a saúde geral também é boa para a saúde bucal", diz o dr. Anwar T. Merchant, da Universidade McMaster em Ontário, Canadá, para a Reuters Health.

Os pesquisadores reconheceram que a diabetes e os altos níveis de glicose sangüínea aumentam o risco e a gravidade da doença periodontal, uma inflamação das gengivas também conhecida como periodontite, e que grãos integrais e fibras melhoram a capacidade do organismo de processar o açúcar sangüíneo.

Mas as novas descobertas sugerem que "a periodontite pode ser prevenida pela dieta", diz o dr. Merchant.

Um estudo com 34 mil homens e suas dietas mostrou que durante um período de 14 anos, 1.897 foram diagnosticados com periodontite. Os homens que afirmaram comer cerca de três porções por dia de arroz integral, pães escuros, pipoca e outros grãos integrais apresentaram 23% menos probabilidade de desenvolver periodontite do que aqueles que afirmaram comer menos de uma porção diária de grãos integrais.

"O mecanismo provável é o seguinte", diz o dr. Merchant. "A ingestão de grãos integrais melhora o metabolismo da glicose, resultando em níveis mais baixos de glicose sangüínea. Relatos mostram que os níveis mais baixos de glicose sangüínea reduzem o risco de periodontite em diabéticos. Os níveis mais baixos de glicose sangüínea – resultantes do consumo de grãos integrais – podem reduzir o risco de periodontite também em não diabéticos".

Três ou quatro porções de grãos integrais – por exemplo, três ou quatro fatias de pão integral – "podem ser ótimas para reduzir o risco de periodontite", completa o dr. Merchant.

©2011 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

11/07/2006

Home  |  Políticas Legais  |  Política de Privacidade  |  Mapa do Site  |  Contato
© 2012 Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Você está vendo o site do Brasil